terça-feira, 19 de outubro de 2010

Colorimetria !


Colorimetria é o processo usado pelos profissionais da área de fotografia, computação gráfica e tintureiro para medir, criar e analisar a composição de uma cor.
Para aferição da cor, esta será divida em 3 características específicas:
• O TOM é fisicamente o intervalo de longitude de onda entre o qual se pode escrever uma determinada cor. Na prática, é a característica que faz com que possa se reconhecer uma cor como sendo vermelha, uma outra como sendo azul, e assim por diante.
• A SATURAÇÃO de uma cor é o seu grau de pureza. Uma cor é tanto mais saturada quanto menor for o seu conteúdo de branco ou cinza. As cores da natureza são sempre mais ou menos saturadas. As cores mais saturadas são aquelas que não são originárias de pigmentos, mas sim de fenômenos interferenciais. No procedimento fotográfico, especialmente no indireto (negativo-positivo ou positivo-positivo),a saturação do corante tem uma função de terminante na qualidade do resultado final.
• A INTENSIDADE, ou LUMINOSIDADE de uma cor é a característica que faz com que ela apareça mais clara do que uma outra, independente da sua saturação.

5 comentários:

  1. Ótimo post,aprendi isso na faculdade!
    E obrigada pelos parabéns!
    Beijos!

    http://is2fashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito disso, até pq ajuda pessoas que como eu não sacam e são auto didatas até em PS.. Ajuda MUITO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Post , Futuro Colorimetrista!
    Muito Sucesso nessa area...

    ResponderExcluir
  4. Ta sendo uma experiência FANTÁSTICA !

    ResponderExcluir