domingo, 26 de maio de 2013

Dandy !

 


  De acordo com o dicionário Dandy ou Dândi, é um Homem elegante, que se traja com apuro, ou seja aquele homem de bom gosto e fantástico senso estético, mas que não necessariamente pertencia à nobreza e que sabe se vestir e combina elegância e requinte com linguagem e conhecimentos refinados e o gosto pelas artes.
  O Dandismo foi uma atitude comportamental dos jovens oriundos da recém-formada burguesia do começo do século 19. Um dos maiores símbolos do dandismo foi o escritor irlandês Oscar wilde, mas o primeiro dândi da história foi o inglês Beau Brummel, que, tornou-se amigo do príncipe George 4 da Inglaterra, e se tornou uma das figuras mais influentes na sociedade inglesa. Tudo isso graças a suas roupas, elegantes e despojadas do estilo barroco.
  Há também os jovens oriundos da burguesia, que começaram a ir para universidades tradicionais como Cambridge e Oxford, eles passaram a ser classificados como "snob" por não terem uma herança aristocrática mas frequentarem lugares aristocráticos, além de andarem junto com poetas, músicos e outros artistas e adotarem comportamentos e trajes destes. Acredito que os fashionistas são os neos dandys, que se preocupam com a aparência pessoal e seus trejeitos !



Nenhum comentário:

Postar um comentário