sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ARTPOP - Lady Gaga !




   "Artpop" é o terceiro álbum de Lady Gaga, vazado antes na internet, e lançado oficialmente dia 6 de novembro no Japão e depois no restante do mundo. O conceito do álbum se desenvolve basicamente através da música “Princess High/Stache” em parceria com o Dj Zedd, apresentada em 2011, e segundo Gaga os versos que interpretou não estaria em "Artpop", mas sim uma edição mais dançante e vem demonstrar "falta de maturidade e sensibilidade", contrastando com os temas exibidos no seu trabalho anterior.
   A divulgação do álbum começou com "Applause" escrita e produzida por Gaga com auxílio do DJ White Shadow, e foi revelada com uma semana de antecedência, numa missão intitulada por Gaga como uma "emergência pop". Segundo a cantora, anteciparam o lançamento temendo o vazamento da canção, mas temos lá nossos motivos pra pensar em outras teorias ( Roar- Katy Perry). Apesar de tudo o single já tem mais 1 milhão de cópias vendidas e estreou em número #1 nas paradas de mais de 35 países e ganhou muitas críticas positivas pela média especializada. O video clip dirigido por Inez & Vinoodh é cheio de referências diversas e trajes, como de costume, e no mínimo criativos como a maquiagem colorida que estampa a capa do single e um curioso sutiã em formato de luvas. As cenas se revezam entre o preto e o escuro e cores vibrantes em fumaças coloridas que em alguns momentos invadem a tela. A cantora também empresta sua cabeça para um cisne negro dentro de um ovo peludo. A letra fala basicamente de força e energia vinda dos fãs através dos aplausos: "Foram realmente os aplausos e os fãs que me fizeram superar tudo isso, porque quando se trata deles, eu sou capaz de fazer qualquer coisa. Não sinto nenhuma dor."
   A pegada pop do álbum é a mesma dos discos atuais, house music, eletrão, bate cabelo, melodias chicletes, música de festa, para cima. Com um mega time de produtores ecléticos Gaga vem renovando e repaginando o seu som. Tem o dance farofa de David Guetta, o lendário produtor de rock Rick Rubin, o pop de will.i.am, a eletrônica de Infected Mushroom e o frescor e a inventividade do Dj Zedd, produtor sensação de 24 anos que está injetando dubstep no mainstream. Construindo um bom trabalho e sentindo o clima do que já existe de mais atual na música pop eletrônica, ela ainda não conseguiu por outro lado olhar adiante e se posicionar como figura de ponta, indicando novos caminhos para a música, não sendo assim inovadora e surpreendente. 
   No álbum o destaque vai sem soma de dúvidas para as músicas "Donatella", com batida alucinante e letra que expressa todo o poder e grandiosidade da estilista. "Eu sou tão fabulosa/ Veja só Eu sou loira/ Eu sou magra/ Eu sou rica/ E sou um pouco vadia." A excêntrica "Aura", com batida eletrônica e versos sobre o traje árabe em metáforas que falam sobre aquilo que está escondido e aquilo que pode ser desvendado."Não sou uma escrava vagabunda, eu sou uma mulher decidida/ Meu véu é uma proteção para a beleza do meu rosto/ Você deve ter pena de mim, porque há sempre um homem para amar?/ Mas no quarto, o tamanho dele é mais do que o suficiente".
   A arte de "ARTPOP" foi criada pelo artista plástico Jeff Koons, que mostra uma estatua de Lady Gaga seminua, em posição de parto, com uma bola azul entre as pernas e as mãos nos seios.O fundo da imagem mostra pedaços da clássica obra de Sandro Botticelli, O Nascimento de Vênus, de 1486, que retrata a deusa Vênus emergindo do mar como uma mulher totalmente crescida.
    Enfim o álbum me agradou bastante e vem cumprindo o que prometeu ao longo de sua produção e execução !

Nenhum comentário:

Postar um comentário